Equilíbrio que não encontro.

Monday, July 29, 2013


Estava  no twitter  e vi um link que a Naty postou dizendo: “vou só deixar o link aqui torcendo pra uma galerinha clicar”  e o link era o post do blog JustLia que sinceramente me fez pensar  muito, e a minha vontade de agora é de ler esse post todos os dias para me lembrar que magra/gorda não é elogio.

Quem me conhece sabe que a vida toda eu fui obcecada com corpo magro, dietas, etc... Já experimentei como é tentar ser magra de maneira doente, saudável, e já deixei levar e acabei engordando e chegando ao meu peso máximo aqui nos EUA.

Iniciei esse blog com intuito de emagrecer, com sorte consegui voltar ao peso “aceitável” na minha concepção... testei herbalife, mil e umas dietas de internet, já fui em uma nutricionista, porém na época eu ainda era meio “doente” com isso e achei que o cardápio que a nutricionista fez pra mim tinha calorias demais. Vou na academia, paro, volto a ir, e paro novamente. Até cursar Nutrição na faculdade eu comecei, quando morava no Brasil...

O meu problema é maior do que simplesmente querer emagrecer. Até porque eu já emagreci muito, e ainda assim odiava com todas as minhas forças meu corpo. O meu problema é minha mente. Tudo o que ouvia enquanto era mais nova, e minha obsessão com perfis Ana/Mia do Orkut, Series sobre Transtorno Alimentar, fotos do Tumblr, e agora o Instagram de pessoas obcecadas com exercícios/vegan/healthy life style quanto os de Anoréxicas... Parece que esse ciclo não acaba nunca, e em vez de querer ficar longe dessa doença, eu me apegava ainda mais vendo esse tipo de foto/video.

Tem dias que eu coloco na cabeça que só quero ser saudável, minha motivação dura até a fome bater. Amo uma comida que “não presta”, mas tenho que lidar com o arrependimento depois de comer, e quando tenho que sair ou compro uma roupa (calças geralmente) e choro porque nada me cai bem. Me sinto idiota em contar isso, mas tem dias, que eu não posto fotos do meu rosto/corpo no instagram justamente pelo fato de me achar gorda demais... e coloco uma "meta mental" de só vou postar foto "assim" quando minhas pernas estiverem finas... etc. Ridículo, eu sei.

Esse post é mais pedindo ajuda de vocês e desabafando porque tudo o que eu li no post da Lia, era um soco atrás de outro. Eu não sei mais como encontrar o equilíbrio quando se trata de “ser magra”. É como se isso fosse minha meta de VIDA. Em algum ponto eu me perdi e não consigo voltar a “ser eu mesma”...  Eu não sei se vocês me entendem, talvez sim porque eu sei que não sou a única que luta com a mente me dizendo que eu devo emagrecer e ao mesmo tempo implorando pra parar de pensar nisso antes que eu enlouqueça de vez.

Eu quero mudar isso,  mas eu olho pra trás e penso em quantas vezes eu cai nessa obsessão, e minha tia sempre me falava: “Calma, Mari... quando você ficar mais velha você vai “aceitar” seu corpo do jeito que ele é...” 

Ainda estou esperando isso acontecer.

15 comments:

  1. Mari, eu sempre tive paranóia com meu corpo, mas pra engordar. E agora que comecei, vejo um monte de meninas pedindo pelo amor de deus pra eu parar pq é lindo der magrela. Engraçado, pra mim lindo é ter peitão, coxa grossa e bunda. Cada um tem a sua concepção de beleza, e eu estou feliz agora na academia, pois sei que com esforço eu vou chegar onde quero chegar. Mas eu acho que pelo fato de vc já ter feito de tudo pra emagrecer, e ter essa obsessão que te faz querer emagrecer a todo custo e deixa isso tomar conta da sua vida e do seu humor, vc deveria procurar uma ajuda de psicólogo. Me desculpa se vc acha besteira minha, e tbm pode apagar o coments se achar que estou sendo evasiva. Mas sério Mary, eu acho que a mudança tem que vir da nossa cabeça direito. E se a gente não tiver com a mente boa, nenhum resultado que nosso corpo oferecer vai ser bom o suficiente.
    Então fica aqui o meu apelo, pra vc tentar procurar uma ajuda nesse sentido... eu queria te dizer um milhão de coisas, que vc é linda, que eu queria ter o seu corpo, que vc nao precisa de dietas... mas sei que nada disso vai mudar seu pensamento.
    Quem sabe alguém mais experiente pode te ajudar a mudar sua mente!
    Só desejo o seu melhor Mary, eu não sei se já te disse isso mas EU AMO VOCÊ! E quero que vc fique bem sempre. Sempre que precisar eu estou aqui
    <333333333

    ReplyDelete
    Replies
    1. Poxa Van, nem tenho palavras pra demonstrar minha gratidão por vc ter comentado aqui. Imagina que eu acharia que vc está sendo evasiva! Vc sabe que começamos a ser amigas por trocar emails super pessoais sobre nossas vidas né, rs. Mas olha, eu não acho que procurar ajuda de psicólogo seja besteira, muito pelo contrário, já falei mil vezes sobre ir a um terapeuta ou psicólogo pro meu namorado, porque eu realmente acho que preciso. Só que é tão estranho que eu ASSUMA isso, que QUERO ir procurar ajuda, que PRECISO porque não só problemas com aceitação do meu corpo, mas tem mil coisas a mais que eu gostaria que alguém me ajudasse com isso. Dai quando eu falo que quero ajuda, ninguém me leva a sério. Pensam que é tudo pra chamar atenção talvez... mas estou pensando seriamente em ir por mim mesma, e tentar.

      Muito obrigada por suas palavras, eu amo você Van, és como uma irmã pra mim. Não sei se tu sabe disso...
      Se precisar também estou aqui, sempre, e a qualquer hora.
      Beijão querida.

      Delete
  2. Jessica Pipa PontoniJuly 29, 2013 5:38 PM

    Oi Mari pseudônimo Alice rs Você já pensou em fazer yoga? Meditar MUDA a vida de uma pessoa e como ela pensa etc Se o seu problema está no psicológico acho que isso te ajudaria mari. No começo pode ser difícil mas você vai conseguir. Eu também já fui assim com meu corpo, emagreci mas não de ficar magrinha mas meio que caiu a real pra mim depois, porque vou deixar de comer o que eu gosto? pra quando eu ser magra NADA na minha vida vai mudar, só por causa de uns likes no insta não vale a pena não comer um big X TUDO hahaha Você tem um namoro que com certeza gosta de você como você é, inclusive o corpo. Então aproveita que você tá no EUA que come tudo que tiver vontade e gostoso etc (claro não precisa abusar hehe) Enfim, espero que você fique bem Mari. beijosss <3 (pipa.)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pipa, nossa to muito feliz que vc tenha vindo comentar aqui, muitíssimo obrigada. E nossa SIM, quero muito fazer Yoga, o problema é que na academia que eu vou não é bom porque é só uma aulinha mais levada aos exercícios, eu queria mesmo entrar em uma escola de Yoga, mas a maioria é longe da minha casa, ainda estou procurando, quem sabe né :) E cara, vc disse algo que é MUITO verdade, eu sou muito besta de ficar pensando e baseando minha vida em likes no instagram ou em ter essa aceitação na internet que não é uma coisa real. Nisso eu acabo sofrendo em casa e a troco de que?

      Eu tinha certeza que viriam pessoas aqui me ajudar e vc e Van já me ajudaram bastante. Vou tentar de verdade a parar com essa luta diária entre comer o que quero e ser feliz (com moderação) e querer ter um corpo super magro fora da minha realidade.

      É difícil, hehe.

      Muito obrigada novamente Pipa, um beijão. <3

      Delete
    2. Jessica Pipa PontoniJuly 29, 2013 6:46 PM

      Que isso Mari, por nada! Ah entendi, tem isso também da vida não colaborar haha :/ mas tem algumas aulas no youtube que você pode aprender e fazer em casa, já é um começo né. Eu tenho um canal aqui salvo http://www.youtube.com/tarastilesyoga se você fizer umas pesquisar de meditações etc com certeza você consegue sozinha. Pois é, eu não vou recusar ir com meu namorado que me ama em um restaurante por causa de pessoas que eu nem conheço, obvio que a gente tb gosta de nos ver magrinha mas temos que aceitar nosso corpo "magro-cheinho-brasileiro" haha Que bom que minhas palavras serviram de algo Mari. To torcendo pra ti, me dê respostas quando você conseguir e se focar na felicidade e esquecer essas besteirinhas. <3

      Delete
    3. Muito obrigada, vou dar uma olhada e tentar com certeza. Ah é claro, meu namorado cansa de me elogiar, mas não adianta, enquanto eu não colocar na minha cabeça não vou mudar, sem contar que saio com ele sempre pra comer, ou ele faz comida que é impossível recusar. As vezes eu não sei se quero agradar aos outros, porque ao mesmo tempo eu penso 'poxa eu me sinto bem quando to mais magra' então boa parte disso é por mim, mas como eu disse, eu perdi meu equilíbrio e agora não sei até onde eu posso fazer dieta sem virar uma louca obsessão.

      Pode deixar que vamos conversando e eu vou te falando :) beijos linda, muito muito muito obrigada, nem posso descrever o quanto fiquei bem ao ler isso. <3

      Delete
  3. Oi :)
    Conheci o blog agora, e por mais simples que seja, gostei muuuuuuito.
    Fiquei realmente emocionada com esse post...
    Tenho 17 anos, e há um, tive uma bebê. Claro, sou super feliz, embora passe por algumas dificuldades perante a sociedade (nem preciso dizer que é por preconceito, né?!), e estou ótima quanto a ser mãe, mas comigo mesma... Meu corpo não é mais o mesmo, estou gorda, com estrias, meus seios estão estranhos e eu não suporto olhar no espelho! Não me sinto segura ao, sei lá, trocar de roupa na frente do meu namorado, eu tenho vergonha do cara que quero me casar um dia. Talvez não seja o lugar certo pra desabafar, me deu vontade, desculpa se te incomodar.
    Meu namorado me convidou pra ir a praia, nunca fui, e quando eu disse que não usaria biquíni, ele meio que achou bobeira, mas sabe, ele não entende :C. Li no comentário acima que seu namorado te elogia muito, o meu é igualzinho... Não entendem, só pode ser isso.
    Não disse nada que te ajudasse, na verdade, quis mostrar que te entendo e que fiquei feliz (ou não) ao encontrar alguém em alguma situação parecida com a minha quanto a auto-estima etc.
    Beijos, você é linda okay ♡

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Li, fico muito feliz que você tenha gostado, hehe se você tivesse visitado antes teria visto as coisas um pouquinho diferentes, ando meio insatisfeita com a aparência do blog (também haha) e antes tinha mais coisas, mas agora decidi faze-lo bem simpleszinho. Que bom que gostou!!!

      Parabéns pelo baby! E nossa eu imagino totalmente como vc deve se sentir. Gravidez pra mim é algo que eu não vejo a hora de acontecer, mas ao mesmo tempo, vem minha cabeça me dizer todas as coisas que podem acontecer no meu corpo e eu já morro de medo. Enfim...

      Nossa, essa questão do namorado é terrível né? As vezes eu choro de soluçar do quanto eu odeio meu corpo e ele me abraça e vem dizer que eu preciso parar e enxergar o quanto sou linda. Pffff, não aguento porque realmente homens não entendem. Se você não tiver obesidade mórbida, vc não é considerada gorda para eles...

      E por favor, não se desculpe por vir desabafar, eu estou aqui se vc quiser conversar mais, se quiser meu facebook ou email, pode falar que eu passo numa boa. Só pelo fato de nos entendermos já é bom.

      Espero muito que vc consiga voltar a se sentir bem com seu corpo.
      Obrigada mesmo por comentar, e você que é linda <3

      Delete
    2. Oi! Vou amar se você continuar postando, gosto muito de blogs como o seu.
      Com certeza vou querer conversar mais contigo, você é uma fofa <3, mas não participo de redes sociais, portanto é um pouco complicado. Mas estou te seguindo (com certeza), então estarei sempre por aqui!
      Dá uma olhadinha no meu blog... Eu era tipo você, dava a louca e eu apagava todos os posts pra recomeçar, trocava o layout com frequência e nunca estava satisfeita, até que resolvi deixá-lo simples; mas agora estou num momento inusitado, no qual tenho muita vontade de levar o blog a sério.

      Quanto a nossa "conversa", eu me sinto exatamente como você. Algumas pessoas me dizem "você não precisa emagrecer, muito pelo contrário, você está magra demais", mas na verdade vejo tudo muito pelo contrário. E definitivamente, nossos namorados são idênticos! Também choro por horas até borrar o rosto todo, e ele sempre diz as mesmas coisas: "você é linda", "você é magra" e "você é uma boba".

      Enfim, que tudo dê certo pra nós! Torço muito por você.
      Beijão!
      OVERAGAIN-LI.BLOGSPOT.COM.BR

      Delete
    3. Ai fico feliz, de verdade mesmo. E seu blog é uma graça!!! E vc tão fofa, e desculpa mas vc é sim magrinha!!
      Hahaha eu sou tão assim, já tive 3029409834 blogs! E tumblr! hahahha
      Então vc acompanha aqui que eu to acompanhando o seu :) <3

      Tudo vai dar certo pra gente sim, acho que é uma fase que com o tempo passa. Vamos torcer né hehe.
      Beijão linda, se cuida!

      Delete
    4. Olhando minhas fotos eu penso "como estou magra", mas vou me ver no espelho e: "mds, gooooorda".

      Beijo, foi um prazer conversar contigo ♡

      Delete
  4. Mari, fiquei um pouco triste com esse texto hahaha por você e por mim, porque as vezes me sinto assim também.. fico meio obcecada e triste com o meu corpo e ás vezes esqueço de aproveitar as coisas boas da vida. mas não quero que você faça o mesmo! você mora num lugar maravilhoso, tem um independência admirável aí, seu corpo é lindo, e enfim.. espero de coração que você fique bem, que veja que a vida vai muito além disso e que você tem que se libertar dessas cobranças, afinal, você é LINDA! beijão!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Own ): muito obrigada por se preocupar Beth, e por falar todas essas coisas, a vida aqui passa tão rápido que as vezes nem me dou conta de que conquistei minha independencia aqui, e só fico sofrendo com essa 'obsessao corporal' que não tras alegria nenhuma, e olha eu espero que vc também não se sinta como eu, porque é tão ruim... a gente nunca aproveita 100% das coisas... Sério, vc é super linda e sua força já me ajuda bastante. Muito muito obrigada, beijão amore.

      Delete
  5. Nossa Mari.... nem sei o que dizer! :/
    Queria poder escrever um comentário gigante de apoio como todo mundo, pq eu me sinto MUITO obrigada a ajudar as pessoas quando elas estão mal, seja com o peso, o próprio corpo ou qualquer outra coisa... mas eu não passei por uma situação parecida com esse até hoje, então não sei bem o que dizer, mas vou tentar igual.
    Admito que desde que te conheci, e lendo os seus textos e desabafos, ficava triste pela tua insatisfação com seu corpo! Como disse, não passei por isso, mas imagino como deve ser terrível um pessoa sentir vergonha, nojo, repugnância do corpo e não poder mudar isso. se sentir um espírito preso em uma cela, ou no caso,no seu corpo (posso estar exagerando muito, desculpa)
    Isso pode até soar maldoso, mas Mari, acho que você precisa de ajuda mesmo. Sei que não sou tão próxima de você tanto quanto eu gostaria, mas queria te aconselhar a ir a algum psicólogo ou procurar algum tratamento que te faça sentir melhor (fiz yoga por 2 anos, e ela e a meditação foram excelentes pra mim. Faz muito bem, como disse a Pipa ali em cima, hehe).
    Ás vezes, a gente precisa de um empurrãozinho pra nos sentirmos melhor com nós mesmas! Sei que tu já deve estar CANSADA de ouvir/saber disse, mas repito: VOCÊ É LINDA! Você tem várias pessoas que te adoram, seja o Brent, a Paris (haha), eu mesma, a Van, a Vic, e todas as outras pessoas da internet que tanto te admiram! (:
    Desculpa se eu tô sendo muito metida/abusada/chata, mas, sem falsidade nem exagero, eu quero muito te ver feliz! (:
    Beijão!! <3<3<3<3<3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gente vem aqui nesse exato momento pra eu te abraçar bem forte?
      Tass, você é tão amorzinho. Suas palavras me ajudaram de uma forma que nem sei explicar. Com certeza já estou considerando psicologo e yoga, se tudo der certo em breve estarei fazendo os dois.

      Muito obrigada pelo apoio, não desejo essa sensação pra ninguém. Vc é um anjinho Tass, muitíssimo obrigada por todas as vezes que vc vem aqui deixar seu carinho por mim. Saiba que é 100% recíproco.

      Beijo no teu coraçãozinho lindo.
      <33333333

      VC É LINDA DEMAIS.

      Delete

Muito obrigada por deixar seu comentário!

Thank you so much for your comment!