Eu caí no conto do Instagram

Thursday, May 21, 2015



Eu caí no conto do Instagram...
Não só uma mas mil vezes.

Obrigada Paty por me enviar esse vídeo incrível que me fez acordar.

Tira uma foto, edita edita edita. Corta. Coloco borda? Deixo quadrada? Não gosto de filtros, ah mas você comprou todos os filtros disponíveis do VSCO Cam, melhor usar um pra não desperdiçar. Pronto, acho que ficou ok. Abre o Instagram, coloca legenda, apaga - não, isso soa meio ridículo, talvez um emoji apenas... ou será que posto aquela frase de impacto que vi no Pinterest? aff deixa.

Posto a foto com o tal emoji e em menos de 10 minutos apago a foto.

Isso quase toda vez que posto algo! Desde sempre.

Não sei quem começou com essa de que Instagram tem que ser uma vitrine da sua vida "perfeita".
Quem eu estou querendo agradar? Um monte de pessoas que nem me conhece? Qual o sentido?

Sempre fui relutante em relação a vídeos, pensava que vocês iriam "descobrir" que minha vida não é tão maravilhosa quanto ao meu perfil mostra. Que nem sempre morar nos EUA significa que eu não fico triste, que eu não sinto uma solidão enorme ao estar tão longe da minha família. Que pra comprar aquele tanto de maquiagem eu preciso trabalhar duro oito horas por dia. Que aquele cabelo loiro das fotos na verdade estava super acabado e eu nem me reconhecia no espelho, que na verdade eu não sou nada magra, apenas sei bem meus ângulos.

Quem me vê no Instagram nem imagina que eu passo dias sem inspiração, que eu tenho uma tpm braba que me deixa irritada com vontade de sumir da internet. Que na maioria dos dias eu me acho horrível e as "selfies" estão cada vez mais raras...

Eu caí no conto do Instagram, eu acreditava que a vida de todo mundo era melhor que a minha, eu achava que minhas fotos não eram boas o suficiente, que eu não sou bonita ou magra igual aquela garota fitness, ou que eu não tenho tanta roupa legal quanto aquela modelo.

Eu caí no conto e esqueci que a vida offline é totalmente diferente. Que ninguém vai postar foto quando está mal! Já existe tanta notícia ruim no dia a dia que é legal poder ver umas fotos bonitas de momentos bons, alegres... O problema é pensar que você é obrigado a ser feliz o tempo todo, o problema é comparar sua vida com a do outro. 

Ninguém tem uma vida perfeita. N I N G U É M!

Me sinto até mais leve ao tirar essa pressão. 
Eu quero poder interagir com quem me segue e postar o que der na telha sem me preocupar com o que vão pensar ou quantos unfollows vou receber.
Porque no final do dia, quando eu desligo tudo, quem está do meu lado não se preocupa com minhas fotos impecáveis ou com quantos seguidores eu tenho.

No final do dia, quem vive sua vida é você.



.

19 comments:

  1. Esse texto resumiu tudo que venho sentindo ultimamente em relação ao instagram.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu estava guardando isso há tanto tempo, estou me sentindo tão melhor por ter colocado pra fora. É importante não esquecer que ninguém a vida perfeita por mais que pareça.

      Delete
  2. Que texto ótimo, Mari! <3 Amo quando você escreve aqui, porque faz isso muito bem. Super concordo com o que você disse e, espero que cada dia mais você se torne alguém melhor e mais proximo do que almeja pra si mesma!
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada Vi, você é sempre um amor e super me apoia em tudo...
      Nem tenho palavras pra expressar minha gratidão!!!
      Estou passando por uma fase de crescimento e estou adorando escrever, fico feliz que você goste de ler meus pensamentos :) ♡ desejo o mesmo pra ti linda.

      Delete
  3. Infelizmente o instagram assim como a maioria das redes sociais viraram uma vitrine que só serve pra vender a própria imagem e engrandecer o ego. Esse texto resumiu o que eu sinto em relação a maioria das pessoas que vejo na internet se esforçando por algo que não deveria ter uma verdadeira importancia :/

    ReplyDelete
  4. Que texto foda, Alice.
    Acho que a verdade (pelo menos pra mim) é que por mais que eu esteja tendo um belo dia de merda, se eu ver uma coisa bonita que me inspire a fotografar, eu vou lá fazer aquela foto. Isso não significa que todo meu dia foi lindo, pelo contrário, isso pra mim as vezes vira até uma fuga. Várias vezes eu já me deixei cair nessa também, de pensar o quanto a vida de fulano era mais legal que a minha, mas ai depois quando a gente cai na real, lembra que a gente é o que ninguém vê, né? E isso vale pros outros tb.

    Adorei seu texto.
    E suas fotos são lindas e inspiradoras :)

    Beijos.
    coffee, rock & beer

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente Kah!!! A gente posta o lado bom da vida, os momentos felizes mas precisamos saber separar essa "vida virtual" da vida real, e não ficar triste por achar que a vida alheia é melhor... todos nós temos uma batalha. Muito obrigada por comentar ♡ fico feliz que goste das minhas fotos e textos! Seu blog é lindo, já ate coloquei nos meus favoritos :)))

      Delete
    2. Levei um susto quando vi você comentando como "Mari" logo pensei: MEU DEUS, chamei ela de Alice no comentário, ai li seu FAQ e me acalmei, hahahahahahaha. Que amor que gostou do meu blog, eu já tinha visto o seu um tempo atrás mas acabei perdendo ele, ai encontrei novamente esses dias e salvei lá no meu blogroll, hahaha <3 beijos.

      Delete
  5. Sim, isso é verdade. estu até dando um tempo do instagram por causa disso. Ás vezes eu ficava tão entretida vendo um monte e menins lindas, com roupas lindas, cabelos lindos, etc. etc., que aquilo não me fazia bem não, me fazia pior!!
    E, de praxe, eu queria ser como elas. Mas... nada como isso ser trabalhado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sabe o que faço quando me sinto assim? Eu deleto o aplicativo do instagram e fico sem entrar por algumas semanas, foco na vida real, esqueço que internet existe. Faço uma lista diária de coisas que sou grata. Minha casa, ter comida no prato todos os dias, ter uma cama quentinha pra descansar, ter saúde, ser amada pela minha família e amigos e ter tudo o que eu precise. Foco nas coisas que você tem, e esquece o que você não tem. Porque como podemos esperar ter tudo o que queremos se nós não somos gratos pelo o que temos agora? Espero que você se sinta melhor logo logo ♡ Se precisar estou aqui.

      Delete
  6. Eu nem acredito que tanta gente tmb se sente assim, posto cada vez menos fotos por não acha-las "boas o suficiente" ou porque as pessoas vão me julgar e etc, acabo postando tudo no meu blog e não mostro para ninguem hahah
    Nem as pessoas que achamos que são perfeitas tem essa vida mas mesmo assim nos comparamos com elas...
    Adorei o post e o blog!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente Gia, ninguém é realmente tudo aquilo que elas "postam" ser! Precisamos ter consciencia disso, porque se não, ficamos tristes pensando que nossa vida é ruim, sendo que não é nem um pouco!!!
      Obrigada por comentar ♡ fico feliz demais que tenha gostado daqui. Beijao

      Delete
  7. Mari, primeiramente, desculpa não comentar tanto aqui (como eu gostaria). Tô numa correria sem fim e acompanhando os blogs pelo telefone (o que é uma droga). Fico sempre muito feliz quando vejo um comentário seu no Komorebi (^-^)!

    Sobre esse texto, não tenho nem palavras. É exatamente da maneira que me sinto em relação ao Instagram. Tudo parece tão perfeito, tão lindo... mas a realidade é bem diferente. Há muito mais além daquelas imagens e temos que manter isso em mente para não acabar nos sentindo mal.

    Parabéns pelo texto!! <3 Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fer, poxa não precisa se desculpar, eu super entendo! Também vivo na correria e tirar um tempo pro blog as vezes fica difícil mesmo. Fico super feliz que vc tenha conseguido comentar aqui, eu amo seu blog e vc é uma querida ♡

      Pois é, o problema não está em compartilhar coisas boas, o problema é quem está de fora assumir que a vida alheia é perfeita e começar a se sentir mal com a vida própria! Não podemos esquecer que são apenas fotos!!! Um beijo e obrigada ♡

      Delete
  8. É como eu disse na parte do post em que escrevi sobre você, realmente parece que sua vida é maravilhosa no Instagram, e isso é bem legal. Mas quando vi seus videos, soube um pouco das suas inseguranças e realmente comecei a me identificar com você, e isso é incrível! Na internet tá cheio de gente que faz parecer que nossa vida é uma merda, por isso eu amo achar pessoas que de alguma forma, mesmo com um Instagram legal, são humanas, tem dias ruins, fraquesas, medos. Dei uma sumida das redes recentemente por que não aguentava nem me olhar no espelho, quanto mais numa selfie. Não faz sentido forçar nem fingir né? Acho legal compartilhar imagens bonitas de quando estamos felizes, nossas selfies quando nos sentimos bonitas, mas isso não precisa ser obrigação, ter uma vida maravilhosa no instagram não significa ter uma vida real maravilhosa. Goxtei do textinho e da reflexão Mary :*

    http://www.lovetriangle.com.br

    ReplyDelete

Muito obrigada por deixar seu comentário!

Thank you so much for your comment!