Quando você não se sente boa o suficiente...

Tuesday, August 11, 2015


Então, mãos para cima se você já se sentiu pessoalmente prejudicado pelas redes sociais? As possibilidades são, se estivéssemos em um estádio cheio de gente, todos teriam suas mãos para cima, incluindo Regina George. A mídia é ótima - não me interpretem mal - mas também é uma porcaria tão difícil às vezes. Se não fosse ruim o bastante ter modelos e celebridades lindíssimas por lá, temos agora (por falta de uma palavra melhor) as pessoas 'normais' fazendo nos sentir horríveis sobre a forma como somos ou a vida que vivemos. Nós todos sabemos que Photoshop e filtros existem, e todos nós sabemos que não há tal coisa como a perfeição, mas cada vez que vamos no Instagram e vemos uma menina de barriga sarada, de corpo e rosto perfeitamente desenhados ou alguém que supostamente vive a vida que queríamos estar vivendo, as partes sensatas de nosso cérebro desligam e vem para fora aquele monstrinho horrível. Adicione uma pitada de emoções negativas na mistura e você tem uma receita perfeita de auto-ódio. E ah cara, é como descer uma ladeira escorregadia.

Eu acho que "não se sentir boa o suficiente" é simplesmente se sentir como se você devesse ser de certa forma. E não apenas sentir. Entende o que quero dizer? Vejo tantas pessoas no meu lugar viajando pelo mundo, indo a festas e levando um estilo de vida glamuroso que às vezes eu sinto como se isso é o que eu deveria estar fazendo. Eu acho que é apenas FoMO (fear of missing out) que no português significa "Medo de ficar por fora", mas dez vezes pior.

O que me leva a maneiras em que você - e eu! - podemos nos ajudar quando sentimos que não somos boas o suficiente. Mas sabe - só pra deixar registrado - você é incrível do jeitinho que é.


PARE DE SE COMPARAR COM OS OUTROS - SEJA INSPIRADA POR ELES

Todos nós fazemos isso, não importa a situação em que estamos, e é provavelmente a coisa mais tóxica que qualquer um pode fazer para si mesmo. Mas você sabe o quê? O engraçado, é que as pessoas que nós nos comparamos, também tem suas inseguranças e também se comparam com outras pessoas. Nós queremos sempre o que outro têm, por isso, em vez de martirizar focando no que você não tem, foque no que você tem e use essas pessoas que você admira como inspiração em vez de um outro motivo para odiar a si mesmo ou sua vida.

NÃO ACREDITE EM TUDO QUE VOCÊ PENSA

Seu cérebro é um grande mentiroso às vezes. Quero dizer, quantas pessoas realmente disse que você não era boa o suficiente, além de si mesmo?  É seu cérebro que está dizendo te dizendo isso, e você só acredita porque você acha que deveria. Pensamentos são apenas isso: pensamentos.  Não há verdade no que você está pensando - é simplesmente uma série de ideias que flutuam em torno de sua cabeça. Basta pensar nisso. Se dez pessoas cumprimentá-la dez vezes em um dia, e uma pessoa insulta você, o que você vai se lembrar? O único negativo, certo? Sim, você precisa sair dessa rotina.

PARE DE TENTAR USAR SEU ÓDIO COMO MOTIVAÇÃO

Eu tenho feito isso por tanto tempo, porque eu realmente pensei que iria me ajudar a ser uma pessoa melhor. Basicamente, eu senti como se me odiar a tal extremo me fizesse mudar e me tornar alguém que eu poderia amar. Mas ódio alimenta ódio. Se você quiser aprender a amar quem você é, você precisa realmente trabalhar nesse sentido. Fazer as coisas que você gosta, se concentrar em coisas que você é boa, e pare de se cobrar coisas que você não é. Ninguém pode fazer tudo.

VOCÊ TEM A LIBERDADE DE FAZER O QUE QUISER

Se você é infeliz em uma determinada situação, não há nenhuma razão na qual você não pode tomar a atitude de sair fora dessa situação e pôr-se em uma que vai fazer você mais feliz.  Claro que não é tão simples como largar seu emprego e acordar com a carreira dos sonhos no dia seguinte - isso aqui é a vida real galera. Se você quiser fazer mudanças em sua vida, as coisas têm de mudar - e nem sempre para melhor.  Mas se vai te levar ao seu objetivo final - o que ajudará a se tornar mais feliz - então você precisa perguntar pra si mesmo se tudo isso vale a pena. Você pode fazer qualquer coisa, só depende dos riscos que você está disposto a assumir. Mas às vezes, quando você sai de sua zona de conforto, coisas surpreendentes podem acontecer.

SÓ VOCÊ PODE TE FAZER FELIZ

Em vez de ficar esperando pelo emprego dos sonhos ou aquela pessoa perfeita aparecer na sua vida, se concentre em aprender a amar a si mesmo antes de qualquer coisa. Claro, outras coisas incríveis na vida ajuda muito no seu bem estar, mas essas coisas são apenas acessórios.  Se você é uma pessoa feliz, você vai encontrar a alegria em todo lugar. Mas se você está naquele buraco negro, esses sentimentos vão te seguir em tudo o que você faz. No final do dia, a única pessoa que você vai ter no final de tudo isso é você mesmo, então o melhor a se fazer é aceitar quem você é!


Espero que tenha ajudado alguns de vocês e que isso não tenha soado muito chorona haha! 
Por favor, sinta-se livre para compartilhar algumas de suas próprias dicas nos comentários abaixo - você nunca sabe quem você pode estar ajudando!

xx


6 comments:

  1. Muito bom o post, Mari. Eu ainda sofro muito com isso de não me achar boa o suficiente, e de achar que "tô perdendo algo" quando me comparo com os outros. Já melhorei bastante, mas é naquelas né... Alguns dias são mais difíceis que outros pra colocar a cabeça no lugar. Hahahah. Acho que seu post fala coisas que no fundo todo mundo já sabe, mas quando tá na "bad vibes" acaba esquecendo. Sempre bom ler coisas assim :)

    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É mesmo Kah, alguns dias são mais difíceis. São em dias assim que eu me forço a ler coisas sobre auto estima pra ver se melhoro um pouco :) ♡ Obrigada por comentar!

      Delete
  2. Adorei o post, Mari. Estou numa fase exatamente assim, é bem complicado mesmo. E nessas horas a gente esquece das coisas boas que já temos e da sorte imensa que é ter gente que nos ama, saúde e tantas outras felicidades. Obrigada por nos lembrar como sair desses momentos!

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa exatamente Fer, é muito difícil ser racional quando estamos nessa fase ruim! Obrigada você por sempre ser uma linda e querida ♡

      Delete
  3. post lindo <3
    Não foi chorona não, disse tudo que às vezes precisamos ouvir (ou ler). De fato ficar olhando redes sociais por aí e achando todo mundo perfeito não é legal. Até porque a parte ruim da vida ngm coloca no facebook. Não tem auto estima que aguente uma enxurrada de coisas perfeitas em comparação com a nossa vida que nunca estará bem o suficiente (afinal, a grama do vizinho sempre parecerá mais verde).
    Meu conselho favorito é parar de se odiar como estímulo. Faço isso às vezes "sou tão ruim que saber disso me fará melhor". E então qdo vc percebe, virou seu pior inimigo.
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah Le, muito obrigada por comentar! Eu sempre me deixo levar e quando vejo estou me odiando ao ver milhares de perfis de meninas "perfeitas" no instagram. Tem que saber a hora de parar quando isso te faz mal... por isso que vira e mexe eu faço textos assim pra relembrar o que realmente importa! (: Beijao

      Delete

Muito obrigada por deixar seu comentário!

Thank you so much for your comment!